Pernil do Estadão – comidas típicas de São Paulo

 



É difícil falar sobre o que é comida típica de São Paulo. Mesmo em nosso dia a dia são poucas as coisas legitimamente paulistanas, e os pratos mais famosos normalmente são paulistas, isso é, originados no interior do estado. É o caso até mesmo do Lanche de Pernil do Estadão.

Informação rápida: paulista, estado de São Paulo, paulistano, cidade.

Comidas típicas de São Paulo: Pernil do Estadão

O Bar do Estadão parece São Paulo dentro de um só lugar. É movimentado e com muita diversidade de pessoas. O cardápio é amplo e está disponível 24 horas por dia, então se você quiser comer uma feijoada terça feira às três da manhã, é só ir lá.

Origem do nome do Bar do Estadão

O Bar do Estadão recebeu este nome pois ficava ao lado do escritório do jornal Estadão, quando ele era no centro. Nesta época as maiores empresas estavam concentradas nesta região. Com a expansão da cidade os centros empresariais se espalharam em vários outros pontos como Paulista, Berrini, Itaim, Vila Olímpia.

Mas mesmo com isso o bar se manteve firme e se consolidou como referência da cidade.

O famoso, delicioso, suculento Lanche de Pernil do Estadão

O cardápio é amplo, mas seu lanche de pernil é o mais famoso do bar e de São Paulo, e descobri falando com o Cícero (um dos atuais donos) que também foi trazido do interior, veio de Ribeirão Preto em 1974 quando a família que é a atual prioritária assumiu o ponto.

Lá tem várias vitrines de comida com os pernis assados ainda inteiros. Quando se pede o lanche o chapeiro corta umas lascas para esquentar com o molho especial da casa, com cebola, pimentão e outras iguarias. É possível incrementar o lanche com diferentes queijos, ou até mesmo com abacaxi, que é uma delícia.

Curiosidade: Segundo o próprio site do Bar do Estadão, é vendido em média 210 kg de pernil por dia no local.




Comentários