A história do Jardim Botânico de São Paulo

 Fundado em 1928, o Jardim Botânico não foi o primeiro da cidade


Atualmente, o Jardim Botânico possui cerca de 360 mil m², abrigando mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais | Divulgação / Fernando Hisi e Jardim Botânico


Desde 1928, o bairro da Água Funda na zona sul da Capital abriga o Jardim Botânico de São Paulo. Porém, segundo historiadores, este não foi o primeiro jardim botânico fundado na cidade.

A primeira tentativa de se ter um jardim botânico em São Paulo ocorreu no ano de 1825, quando, por ordem de D. João VI, foi inaugurado o Jardim Botânico do Estado de São Paulo, no bairro da Luz, onde atualmente é o Parque da Luz.

De acordo com informações do Portal de Educação Ambiental do Estado de São Paulo, o objetivo do jardim era a aclimatação de plantas com potencial econômico e de especiarias. Contudo, em 27 anos de existência, o espaço não conseguiu formar nenhuma coleção.

O insucesso do Jardim Botânico da Luz abriu caminho para o então Horto Botânico da Cantareira. Idealizado por Alberto Löefgreen ele foi fundado em 1898, ganhou renome internacional, mas, por questões econômicas, acabou transformado em horto florestal.

Após duas tentativas frustradas, o governo paulista convidou o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne para implantar um novo jardim botânico na Capital. O local escolhido havia iniciado o processo de desapropriação no final do século 19 para proteger as florestas e a nascente do Riacho do Ipiranga. Assim, em 1928 nascia o atual Jardim Botânico de São Paulo.


Orquídeas e muito mais


O primeiro atrativo do espaço foi o Orquidário, concluído em 1929. Alguns anos depois, em 1939, Hohne criou o Curso de Botânica Prática, destinado aos funcionários do Jardim. Um ano antes, em 1938, o espaço foi oficializado como Jardim Botânico.

Em 1942, foi inaugurado o Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”, onde é possível encontrar amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas, quadros e fotos de ecossistemas paulistas.

Além do Museu e do Orquidário, o Jardim Botânico conta hoje com diversas atrações, dentre as quais se destaca o Jardim de Lineu, que conta com duas estufas com plantas nativas da Mata Atlântica e é inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia.

Atualmente, o Jardim Botânico possui cerca de 360 mil m², abrigando mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, 







📌 Fonte / Texto Gazeta de São Paulo 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta a redes sociais do KLEIN junto com você

 


✔️ Curta participe divulgue nossa página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100088230963320&mibextid=ZbWKwL


✔️ Curta participe divulgue nosso canal no YouTube ⤵️ 

https://youtube.com/@kleinjuntocomvoce-rl4bw?si=cKSwzC8Kz6mw1-UZ



👍 Curta nosso canal no WhatsApp ⤵️ 

https://whatsapp.com/channel/0029VaHMsqmFcovyNGL8jM28





Comentários